Pequeno empreendedor, saiba como abrir uma microempresa

Por Editoria em 17/9/2008

A possibilidade de desenvolver o próprio negócio é atualmente um tentador meio de se obter autonomia econômica e dizer adeus ao subemprego.

Mas para começar é importante observar alguns requisitos, como a escolha do segmento e documentação necessária. A equipe da Sefin (Secretaria de Economia e Finanças) dá algumas dicas para quem deseja enveredar pelo empreendedorismo.Para MEs (microempresas) ou EPPs (empresas de pequeno porte), o primeiro passo é definir o setor do negócio, avaliando o potencial do mercado e o conhecimento que se tem sobre a área.

Em seguida, deve-se procurar orientação empresarial no Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fiesp/Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Associação Comercial ou ainda no próprio contador.Em seguida, é importante escolher o local onde será aberto o negócio, afinal, não é em qualquer lugar que se pode desenvolver determinados tipos de atividades. Portanto, uma consulta deve ser feita à prefeitura.

Depois, deve-se definir o tipo de sociedade, limitada ou firma individual para, então, formalizar o contrato social ou requerimento de empresário, junto ao contador ou advogado.O passo seguinte é efetuar o registro na Junta Comercial, para então obter o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), junto à Receita Federal, e a Deca (Declaração Cadastral - Estado). A documentação estará pronta com a obtenção do alvará de licença junto à prefeitura.

.

Publicidade:

Notícias Relacionadas: